domingo, 11 de novembro de 2007

Primeiras impressões


Oi pessoal, essa é minha primeira postagem no Blog, espero que estejam curtindo !

Quero falar um pouco das primeiras impressões de um brazuca por aqui.

No geral não há diferenças 'chocantes' que saltam os olhos na primeira vista, mas com certeza pequenas coisas do dia-a-dia se fazem notar. A arquitetura antiga é bem visível, Dublin não se parece com uma metrópole, de forma alguma. Sobrados germinados que se extendem por um quarteirão, casas bem antigas e quase sem prédios. Com exceção das grandes empresas (e muitos empreendimentos que estão sendo construídos), a arquitetura aqui é bem antiga e uniforme.

Agora é outono, e muitas folhas caem das árvores, exatamente como nos filmes :-) às vezes tem tantas folhas no chao que elas criam um tapete espesso que você tem que pisar em cima ao caminhar nas calçadas.

O clima aqui não tem variações bruscas, então é relativamente ameno. Bastante úmido com muito vento, não dá pra sair de casa sem uma boa jaqueta. Poucas pessoas andam nas ruas fora dos horários de 'rush', pois ficar em casa quentinho é muito mais confortável :-)

Poluição zero, ruas estreitas, mão inglesa... aliás esse lance da mão inglesa pode ser um problema para pedestres desavisados. Porque você está tão acostumado a olhar para o lado esquerdo para atravessar uma rua, que fica até meio inconsciente, e isso pode dar problema !

Pra evitar isso, ao atravessar uma rua na faixa de pedestres, tem um aviso no chão (Look Right - 'olhe para a direita' ou Loof Left 'olhe para a esquerda'), para diminuir o risco de acidentes.

Tem muitos estrangeiros aqui, e é visivel a diferença étnica das pessoas dos irlandeses nativos. Porque os irlandeses natos são geralmente loiros ou ruivos com o tom de pele bem branco e rosado, geralmente com sardas hehe. É comum aqui ver garotas tingirem os cabelos de preto e você pode notar que as raízes são loiras !

Dublin é uma cidade plana, no nível do mar. Isso significa que pode-se andar de bicicleta e andar à vontade que não tem tantos 'altos e baixos' como em sampa. Aliás existem ciclovias nas ruas principais, e muita gente adota a bicicleta como meio de transporte. O fato das ruas serem mais estreitas que numa metrópole tradicional contribui para um trânsito acima da média para uma cidade não tão populosa. O trânsito aqui nas horas de pico é bem congestionado e pode-se levar bastante tempo para cruzar a cidade de carro.

Não existe a variedade de lojas que existe em São Paulo, e o comércio geralmente fecha às 18hs. Após este horário você não encontra muita gente nas ruas, inclusive no centro da cidade.

Acho que por hora é só, muitas outras coisas pra falar, mas melhor deixar para os próximos posts.

Um abração a todos !

Nenhum comentário: