domingo, 9 de novembro de 2008

Um ano na Irlanda

Pois é. Nas últimas semanas completamos um ano morando em Dublin !

Entre todas as experiências que tivemos por aqui, posso dizer que o saldo está positivo. Chegamos sem ter a menor idéia de como seria, e de pouco em pouco fomos nos familiarizando e conquistando nosso espaço por aqui.

Pontos baixos no início foram mais a moradia, e por último o serviço médico. No entanto os revezes foram mais devido nossa ignorância em relação como as coisas funcionam aqui do que elas propriamente ditas.

Como li em algum lugar, ao morar num país diferente o tempo é um importante aliado. Quanto mais tempo você mora num lugar mais confortável você vai se sentindo e aos poucos você vai conquistando o conforto que você tinha no seu país de origem.

Muito importante também são as condições em que você entra no país. Se vem como estudante e sem emprego, vai ser uma vida mais simples com certeza. Mas não menos rica em experiência de vida.

Ao vir com um work permit e um emprego te aguardando tudo fica mais fácil. Sou grato por ter vindo nestas condições. Se eu fosse mais novo e solteiro, talvez encarasse um ano como estudante por aqui, muita gente faz isso e sem dúvida seria uma experiência interessante. No entanto, tem que juntar uma boa grana (ouvi dizer R$15 mil pra passar um ano), o que fica bem difícil caso você não tenha um 'pai-trocínio'.

Renovamos nosso visto por mais um ano e estamos aguardando ansiosamente a data do embarque para o Brasil. Levar euros no bolso certamente vai tornar nossa viagem muito mais interessante, pois o câmbio anda bem favorável. Chega a ser irônico passar férias no Brasil e se hospedar em hotéis que você provavelmente não teria condições de bancar caso estivesse ainda morando por lá ! !

Um comentário:

Lena disse...

Olá,
Como eu te entendo....
Fiquem bem.
Força.
um abraço