segunda-feira, 17 de março de 2008

Moradia em Dublin

Olá !

Algo que eu quero comentar por aqui é o mercado imobiliário de Dublin (e da Irlanda, em geral).

Muitos brasileiros que vem pra cá para estudar, ficar um tempo e voltar, acabam dividindo flats e apartamentos com outros estudantes, para diminuir o custo. Aparentemente esta prática é bem comum por aqui, porque os aluguéis aqui são caríssimos. Mas o que acontece quando você vem para passar mais tempo e não está disposto a dividir seu cantinho com outras pessoas?

Prepare-se, pois neste caso você vai gastar uma grana.

Dublin é dividida em distritos designados por números. O rio Liffey corta a cidade ao meio, então temos os números ímpares ao norte do rio, e os pares ao sul do rio. No centrão, D1 e D2, bairros próximos ao centro são D6, D4, D3, D8. Os restantes são mais afastados do centro, bairros em geral mais residenciais.
Apartamentos em Dublin custam em geral €1200 para um dormitório e de €1400 a €1800 para dois dormitórios. Casas? Bem, se você estiver disposto a pagar €2200 ou mais, talvez você ache algo...

O mercado imobiliário aqui é extremamente dinâmico e concorrido. Apartamentos anunciados são alugados em poucos dias. O site daft.ie é o local onde 90% dos negócios imobiliários na Irlanda são anunciados. Ouvi dizer que apesar deste site ser a principal referência por aqui, os negócios mais em conta são feitos no famoso 'boca-a-boca'; mas pra isso acontecer você deve conhecer bastante gente por aqui, o que não é o caso com visitantes.

Quando chegamos aqui foi um desafio e tanto. A empresa que me contratou ofereceu um mês de moradia num flat, assim teríamos tempo pra procurar algo nosso. Até aí, tudo bem.

No entanto eu fui informado nos meus primeiros dias de trabalho que eu teria de ir aos EUA em treinamento por um mês, isto diminuiu meu prazo para apenas 2 semanas. De quebra, não poderia levar a Lu comigo ! Imagine só deixá-la sozinha em Dublin, sem falar inglês... me deu um frio na barriga.

Recorremos ao Daft.ie pra encontrar um apartamento de um dormitório dentro do budget (vim pensando em nao gastar mais do que mil euros por mes ! Ingenuo eu...).

Achamos um apartamento de 1 dormitorio em Ranelagh (preco: 1325 EUR), bairro conhecido por ser caro, mas com todas as amenidades e transportes proximos. Arranjei todos os papeis, deixei a Lu com um laptop, conexao a Internet e meu cartao do banco (!!)... e entao fiz as malas e viajei aos EUA por 5 semanas.

Gracas a Deus a Lu ficou muito bem, conseguiu ate fazer compras e resolver pequenos problemas do dia a dia. Conversei com ela todos os dias via telefone e Skype. No final deu tudo certo !

Tudo foi bem corrido no comeco. Mas agora tudo esta se ajeitando. Ouvi dizer que ao morar fora do pais voce recomeca do zero, e eh necessario paciencia e tempo para conquistar seus bens e conforto da mesma forma que voce tinha no pais de origem.

Como disse no post anterior, agora estamos morando num apartamento legal, tao bom ou melhor do que tinhamos no Brasil (pensando bem acho que esse aqui eh bem melhor). Pra fechar mesmo soh falta um carrinho, mas como os precos aqui sao bem mais baratos que no Brasil (e olha que aqui ainda dizem que eh caro comparado a Italia e o Reino Unido), logo logo a gente consegue um tambem.

Depois eu conto nossas aventuras pra mudar de um apto pro outro, incluindo os motivos que nos levaram a essa decisao :-)

Abracos a todos ! E desculpem a falta de acentuacao, pois eu comeco a escrever os posts no desktop brazuca e termino no laptop da empresa :-P

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá!
Estava surfando a web em português e me deparei com o blog de vcs e achei bem legal. O Leão do outro post com sotaque de brasileiro é impagável :)
Também mudei para Irlanda, gosto muito daqui.