sábado, 17 de maio de 2008

Viajando a trabalho

Andei viajando a trabalho nas últimas semanas. Fui pra Londres para um curso na Infinera por dois dias, e voltei ontem de Munique após um curso na Siemens.

Estranho pegar o vôo pra Dublin e sentir-se 'voltando pra casa'. Aliá ainda é estranho pra mim chamar Dublin de casa. Mas aos poucos estou conseguindo me adaptar, e está cada vez mais fácil se sentir à vontade por aqui. Ainda bem !

No Brasil eu pensava que Irlanda e Inglaterra eram 'tudo a mesma coisa'. Ambos falam inglês, são próximos um do outro, tem uma história em comum. Essa idéia permaneceu até eu botar os pés em Londres ! Diferente, bem diferente.

Londres é bem caótico, muita gente em pouco espaço. Cidade super cosmopolita, abraça diversas culturas e diversas raças. Me lembrou São Paulo, pois temos tantas culturas lá e ainda assim todos somos brasileiros e falamos a mesma língua. Ah, percebi também o sotaque diferente. Sim, estou conseguindo diferenciar sotaques ! Isso deve ser um sinal que meu inglês está melhorando.

Dublin é uma 'cidade do interior' comparada com Londres. Os brasileiros por aqui apelidaram Dublin de 'fazendão' hehe. Faz sentido. Eu gosto mais daqui, porque de caos já me basta São Paulo ! Imagine São Paulo e Campinas, por exemplo... é mais ou menos a diferença entre Londres e Dublin.

O inglês de Dublin tem forte influência fonética do Irlandês (ou Gaelic) que acaba resultando no famoso 'sotaque irlandês' que ninguém entende. Os telejornais são mais tranquilos de se entender, mas nas novelas o sotaque irish corre solta.

E Munique? Ah a Alemanha é legal. Munique fica na Bavária, terra da Oktoberfest. Lá tem os Biergartens, que são jardins enormes com mesas a céu aberto onde o povo toma cerveja. Detalhe: servidas em copos de meio litro (geralmente para as mulheres) e caneca de um litro !! Historicamente na Alemanha a cerveja é um alimento, e isso é bem forte na cultura deles. O instrutor do curso disse que até poucos anos atrás podia-se tomar cerveja durante o trabalho, na hora do almoço. Já pensou na produtividade à tarde?

Fomos em dois Biergartens por lá, sendo que um deles (Augustiner) era tão grande que tinha por baixo umas mil pessoas ! ! E parece que é assim todos os dias, durante a semana, até as 11 da noite. Até arrisquei uma alcoholfreisbier, cerveja sem álcool, pra entrar no clima :-) . Aliás eu trouxe uns porta-copos de lá falando que este Birgarten tem 500 anos. Imagine só, o Brasil estava sendo descoberto e eles já estavam tomando cerveja por lá ! ! Ah, Munique tem 850 anos de idade.

Comida por lá é meio complicado, principalmente se você for vegetariano. Carne de porco pra todo lado. Salsichões würst com pão e/ou batata. Tive que me virar com sanduíches prontos e pizza.

Vou parar por aqui. Até mais !

3 comentários:

Lena disse...

Olá,
Como está a correr o trabalho da Lú?
Espero que esteja satisfeita e feliz.
um abraço
Lena

Lena disse...

Olá
Como prometi no meu comentário do vosso post” Casa nona, vida nova"...
O meu marido já tem Work Permit, na NZ.
Não queria deixar de dizer para toda a gente que lê este blog (se vcs me permitem), este Work Permit foi bem “suado”.
Saímos de Portugal em 10 de Agosto de 2007, depois de muita pesquisa e informação.
Sabíamos bem que era preciso Job Offer. Sabíamos bem como funciona a imigração. Tínhamos pesquisado qual a oferta de trabalho no site www.seek.nz para a profissão do Francis. Fomos muito preparados…..com a ideia de que “se gostarmos da NZ”, o que nos esperava.
Por tudo, calculámos que em 30 dias estava resolvido.
Meus amigos, não foi verdade.
Não vou aqui contar o nr. de anúncios respondidos, nem o de entrevistas, muito menos todas a diligências feitas até agora.
Mas sou obrigada a contar, que este Job Offer apareceu na última semana de Abril, o processo foi metido em 2 de Maio, e saiu hoje dia 5 de Junho. O último permit de turista (3 X 90 Dias), que no nosso caso a NZ dá….terminava a 11 de Maio.

Mais, é um emprego para qualquer recém licenciado, não é para um profissional com 18 anos de esperiência.

Mas estamos infinitamente agradecidos a Deus!

Somos mais uma história de sucesso, mas nada é tão fácil assim…o importante é ter a certeza daquilo que se quer e principalmente, Não Desistir.


Um beijo

Felipe disse...

puxa Lena, que sufoco heim.

Realmente eh preciso muita coragem pra desembarcar no pais sem emprego garantido. Eu mesmo nao sei se teria coragem pra fazer o mesmo !

Espero de coracao que tudo caminhe bem de agora em diante.