sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Irish Debt Crisis


Oi pessoas, sorryyyy pelo atraso deste ano.

Eu e o Felipe estamos bem, morando ainda na Irlanda sem previsao ainda para voltar.
Como muitos sabem a Irlanda nao anda bem das pernas ultimamente devido a crise monetaria dos Bancos a situacao da Irlanda e' principalmente sobre o colapso na economia devido a enorme subida de debitos do setor privado e infelizmente a Irlanda esta em falencia. No jornal da RTE informou que o Banco AIB fez um relatorio de 13 bilhoes Euros da quantidade de dinheiro em deposito no banco caiu desde do inicio do ano. A Irlanda nao declarou falencia oficialmente ainda e o emprestimo com FMI ainda esta sendo negociado se devem aceitar ou nao.

Esperamos que nao aconteca o emprestimo com FMI, pois provavelmente o resultado da divida externa sera de como houve no Brasil na decada de noventa, no Governo do Fernando Henrique Cardoso: Ensino Educacional de escolas publicas pioraram, saude em hospitais decairam, privativacoes de patrimonios nacionais, aumento dos impostos e fora a divida externa de aproximadamente mais de 3,5 bilhoes de dolares.

Esperamos que a Irlanda se restabeleca e possam seguir em frente. Ja houve um periodo que eles passaram em Setembro de 1845 chamada de "Irish Potato Famine" A Grande Fome, um periodo que surgiu com a praga na plantacao de batata e que se espalhou por todas as plantacoes. A Irlanda pertencia ao controle Britanico, funcionarios do controle Britanico e os administradores rigidamente conformaram-se a uma teoria popular "Laissez-Faire" (ou seja, que seja) e acharam que os problemas acabariam sendo resolvidos por conta propria atraves de "meios naturais".

Durante este periodo os Britanicos tambem nao interferiram no controle da exportacao de negocios Ingles e mesmo com os Irlandeses morrendo de fome. Os Irlandeses no primeiro ano da fome passou a sobreviver com a venda de gados, penhoraram seus poucos pertences, sempre que podesse comprar comida. E com o periodo da grande fome, muitos perderam seus bens foram expulsos de suas casas, muitos emigraram para o norte da Irlanda com intuito de emigrar atraves de embarcacoes abarrotado de pessoas para o Norte da America (Estados Unidos) e outros para a Grã- Bretanha e com problemas de desemprego por todo Pais na Irlanda. Apos a fome, o economico lento em progresso na Irlanda resultou em fuga continua de talentos e de trabalho dos jovens imigrando-se para o Estados Unidos.

Antes da fome em 1841 o governo havia declarado a populacao da Irlanda 8.175.124 durante o periodo da fome. Depois a populacao caiu para 2,5 milhoes de pessoas foram perdidos durante a fome e sendo 1,5 milhoes de pessoas haviam morrido pelo resultado da fome.

Com a crise dos bancos da Irlanda esta gerando desesperos nos Irlandeses, medo da perda de empregos , o aumento de dividas com o mercado imobiliario na compra de casas e divida com os bancos por emprestimos em outros envestimentos.

Esperamos que a Irlanda possa se restabelecer, acredito que hoje estamos bem diferentes do que na epoca da "grande fome", com tecnologia e fazendo parte da Uniao Europeia. O povo Irlandes declarou esta semana "a semana negra" devido as discucoes a respeito da divida dos bancos. Seria muito triste para este povo Irlandes passar por outra crise novamente.

Por enquanto estaremos vivendo este periodo negro aqui na Irlanda em Dublin, mas com esperancas de dias melhores para todos.

Um beijo a todos e com saudades do nosso solzinho Brasileiro :)

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, li o blog de vocês e achei muito legal essa experiência que vocês tiveram, tens um e-mail gostaria de poder enviar um para falarmos melhor.
Tenho muita vontade de morar na Irlanda, e gostaria de saber como funcionam as coisas certinho.
Forte Abraço, Manoel
O meu e-mail é farias.manoel@gmail.com